#Piscicultura
Ariquemes será sede da primeira feira de piscicultura de Rondônia
A feira será realizada no mês de maioCom o objetivo de fomentar o pescado em Rondônia e organizar a cadeia produtiva, o governo de Rondônia promoverá exposições de piscicultura em três regiões do estado. O município de Ariquemes, por ser o maior produtor de tambaqui em cativeiro do País, foi escolhido para sediar a primeira Feira de Negócios, de 5 a 7 de maio.
Denominado de Exposição de Piscicultura do Vale do Jamari (Expovale), o evento será realizado sob a coordenação da Superintendência de Desenvolvimento Econômico de Rondônia (Suder), com recursos do Fundo de Investimento de Apoio à Indústria (Fider), em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Ariquemes (Acia).
Outras duas feiras serão realizadas em Porto Velho e Ji-paraná, visando à qualificação e treinamento dos piscicultores.
O superintendente Basílio Leandro disse que o evento vai fomentar boas práticas de piscicultura e mostrar o que tem de mais moderno no Brasil e no mundo para os produtores. Segundo ele, a estratégia do governo é focalizar o planejamento e a organização para que o setor seja transformado numa atividade ainda mais lucrativa para o produtor rural.
“Não vamos incentivar por incentivar, e sim, organizar a cadeia, disseminar boas práticas de piscicultura, realizar pesquisa para controle da sanidade do peixe e também trabalhar o melhoramento genético e a conversão alimentar de maneira que o produtor tenha cada vez mais resultado positivo com o pescado. Este é o posicionamento do governo. É a visão que temos para o setor”, informou Basílio Leandro.
O titular da Suder disse ainda que o projeto do governo é que a Expovale aconteça todos os anos.
De acordo com o presidente da Acia, Francisco Hidalgo Farina, a expectativa do comitê organizador é que 150 empresas ligadas ao agronegócio participem do evento, além do setor varejista com vistas a impulsionar a economia local.
Em Ariquemes, o evento vai contar com 150 estandes montados na ciclovia da avenida Capitão Sílvio. Francisco Hidalgo revelou que além da exposição de máquinas e implementos agrícolas, haverá também ações voltadas à cultura e gastronomia, bem como, palestras, rodadas de negócios, mini-agências bancárias e atendimento do Tudo Aqui com a emissão de documentos e exames médicos.
“O nosso objetivo é movimentar a economia através do agronegócio e criar ambientes favoráveis para a piscicultura em Rondônia”, frisou Farina.