#Piscicultura
Peixes amazônicos são atrativos incorporados ao paisagismo da 8ª Rondônia Rural Show em Ji-Paraná
Lago está sendo escavado e servirá como um viveiro para demonstração de peixes da região amazônicaA principal praça do Centro Tecnológico Vandeci Rack, a praça das Bandeiras, está recebendo reestruturação paisagística moderna e vai ganhar um novo atrativo: um lago escavado com peixes da região amazônica regional. A praça é o local do hasteamento de bandeiras brasileiras na solenidade oficial de abertura da 8ª Rondônia Rural Show, que acontece de 22 a 25 de maio, em Ji-Paraná.
A construção do lago iniciou durante essa semana e será de 150 metros quadrados, capaz de abrigar várias espécies de peixes comerciais da região, como pirarucu e tambaqui, por exemplo. Considerado o gigante da Amazônia, o pirarucu é o que mais se destaca em termos de crescimento. Em um ano pode atingir até 10 kg em condições ideais de cultivo. Já o tambaqui, graças ao melhoramento genético, pode atingir 1,8 kg em sete meses, segundo as pesquisas técnicas.
A inserção do peixe como atrativo no lago da praça das Bandeiras tem a proposta de atrair os visitantes a conhecer mais de perto uma das riquezas do agronegócio. “É um diferencial à praça. Nossa meta é oferecer um espaço alternativo ao visitante expondo mais um dos potenciais econômicos de Rondônia”, explicou o coordenador geral da feira do agronegócio, o servidor José Paulo Gonçales, afirmando que técnicas sobre a piscicultura estarão disponíveis nos estandes comerciais.
Além do lago ornamental, uma cascata também será erguida junto ao viveiro dos peixes e a praça ganhará ajardinamento especial em toda área de 550 metros quadrados. Pelo projeto elaborado e que está sendo executado, a praça das Bandeiras será toda revitalizada, desde o plantio de novas flores à pavimentação dos acessos de pedestres no logradouro.
“Nosso objetivo é de apresentar um local de convivência social mais próximo possível da natureza”, disse o empresário Gustavo Dias, responsável pelo projeto paisagístico da praça, que no ano passado recebeu o nome do pecuarista Joaquim Dantas, homenagem ao pioneiro de Ji-Paraná falecido em 2016.
A 8ª Rondônia Rural Show é organizada e realizada pela Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri) ininterruptamente desde 2012. A feira deverá receber em 2019 público estimado de 100 mil pessoas durante os quatro dias.