Notícias

Guia AgroRondônia

#Política Agrícola

Senadores aprovam suspensão de pagamento de dívidas rurais por 12 meses

Medida valerá para os financiamentos feitos entre janeiro e dezembro deste ano

Senadores aprovam suspensão de pagamento de dívidas rurais por 12 meses

O Senado aprovou a prorrogação por 12 meses do pagamento das dívidas de agricultores familiares e de crédito fundiário (PL 1.543/2020). A moratória valerá para os financiamentos feitos entre janeiro e dezembro deste ano. O autor, senador Mecias de Jesus (Republicanos-RR), destacou que os produtores rurais também tiveram suas atividades impactadas pelo novo coronavírus. Segundo o relator, senador Zequinha Marinho (PSC-PA), não se trata de anistia, mas de prorrogação das dívidas. A proposta segue para a Câmara dos Deputados.

Em pronunciamento nesta quarta-feira (27), o senador Carlos Fávaro (PSD-MT) comemorou a aprovação, pelo Senado, na terça feira (26), do projeto de lei que prorrogou por 12 meses o pagamento das dívidas de agricultores familiares e de crédito fundiário (PL 1.543/2020). Ele declarou que a aprovação dessa matéria é muito importante para esse setor produtivo, muito afetado pela pandemia da covid-19.

Segundo o senador, dentro do segmento agropecuário, a atividade foi uma das mais atingidas economicamente, por sua peculiaridade de produzir produtos hortifrutigranjeiros, que são perecíveis, além da queda de consumo por conta do fechamento das feiras para garantia de isolamento social em tempos de pandemia.

— Foi um projeto importante que teve unidade e bastante discussão. Também aprovamos duas emendas dos colegas senadores Jayme Campos [DEM-MT] e Wellington Fagundes [PL-MT]. Com isso, iremos dar um fôlego de 12 meses de prazo de carência. Depois, os agricultores voltam a pagar suas dívidas junto às instituições financeiras. Portanto, é o Senado trabalhando para dar resultado para a população — afirmou. 

Últimas Notícias

Olá, como posso te ajudar?

Olá, como posso te ajudar?