#Tecnologia
Parque tecnológico de pesquisas agrícola em Brasília servirá de referência a Rondônia
Um modelo de centro tecnológico, para que empresas possam aprofundar pesquisas que melhorem a produção agrícola é um dos objetivos da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri)Com vista a implementar o modelo do Parque Tecnológico de Brasília (Biotic) em Ji-paraná, o titular da Seagri, Evandro Padovani visitou na sexta-feira (27), o local do empreendimento.
Acompanhado pelo diretor de Novos Empreendimentos da Terracap (Agência de Desenvolvimento do Distrito federal), André Gomyde, e equipe de engenheiros e arquitetos do órgão, Evandro Padovani conheceu inicialmente as instalações físicas onde funcionará o centro de governança do parque,a sede da Fundação de Apoio à Pesquisa e o Núcleo de Inovação da Embrapa, com foco em tecnologia para o agronegócio.
O titular da Seagri destacou que a estrutura de Rondônia terá algumas diferenças com a da Capital Federal. “A visita deu alguns parâmetros de como foi trabalhada a parceria público-privada, os investimentos e o uso de tecnologia de ponta aqui”, afirmou.
Na área da Biotic funciona a empresa GBT, que possui tecnologia em Datacenter, definida como uma dos três maiores processadoras de dados de bancos brasileiros em uma área total superior a 40 mil m². A GBT possui contrato com os dois maiores bancos públicos do país, Caixa Econômica e Banco do Brasil de modo que toda sua tecnologia da suporte necessário para que a comunicação destas instituições fique online ininterruptamente.
O secretário Padovani explicou que a intenção do governo de Rondônia é que seja iniciada uma parceria público-privada para a instalação do centro tecnológico no parque de exposições de Ji-Paraná que recebe o Rondônia Rural Show . “Queremos que as empresas se instalem para que a nossa tecnologia de agropecuária se desenvolva. Temos condição de aumentar muito nossa produção sem desmatar mais uma árvore sequer”, pontou.
Também participaram da visa no Biotic, o superintendente de Desenvolvimento de Rondônia (Suder), Basílio Leandro e a superintendente de Integração do Estado de Rondônia em Brasília (Sibra), Elizete Lionel.