#Tecnologia
Seminário de Tecnologias Agropecuárias para Amazônia acontece dia 25 de julho em Porto Velho
A Embrapa Rondônia realizará, no dia 25 de julho, o Seminário de Tecnologias Agropecuárias para Amazônia. O evento acontecerá das 12h30 às 16h no auditório Madeira-Mamoré, da Empresa, que está localizada na BR 364, KM 5,5, sentido Cuiabá. O público alvo são estudantes das áreas de Ciências Agrárias. As inscrições são gratuitas e poderão ser realizadas no local do evento. Mais informações no telefone: (69) 3219-5020.
Serão apresentas tecnologias desenvolvidas pela Embrapa para aplicação em sistemas agropecuários na Amazônia. Os pesquisadores da Embrapa Rondônia Ana Karina Salman, Alexsandro Teixeira e Victor de Souza vão abordar, respectivamente, os temas: Arbopasto – aplicativo para escolha da árvore certa para a pastagem; Robustas Amazônicos – cultivares híbridas de café canéfora para a Amazônia Ocidental; e cultivo do açaizeiro no Noroeste do Brasil. O evento também contará com a participação do professor da Universidade Federal de Rondônia – Unir, Alfredo Mojica, que irá falar sobre o uso da bioacústica em estudos de pesca e aquicultura.
Para a pesquisadora Ana Karina Salman, o evento é uma oportunidade de integrar e promover trocas produtiva de informações que são úteis para uma agropecuária sustentável na Amazônia. “As tecnologias que serão apresentadas podem ser adotadas em toda a região. Os estudantes, além de poderem dar continuidade às pesquisas também são futuros multiplicadores delas no campo”, ressalta Salman.
O Seminário faz parte da programação do X Encontro de Iniciação à Pesquisa e o V Encontro de Pós-graduação da Embrapa Rondônia – EIPER 2019. O objetivo deste evento é a integração entre graduandos, pós-graduandos e orientadores para compartilhar e aprimorar os trabalhos de pesquisa que estão sendo desenvolvidos pela Embrapa Rondônia e instituições parceiras. Estão inscritos 46 resumos científicos, todos associados às atividades de pesquisa da Embrapa.
Realização e parcerias
O Seminário de Tecnologias Agropecuárias para Amazônia faz parte do projeto "Estratégias para o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar com enfoque em sistemas agroflorestais e recuperação de pastagens degradadas na região amazônica” - AMAPEC, da Embrapa. É uma iniciativa do Projeto Integrado da Amazônia (PIAmz), financiado pelo Fundo Amazônia e operacionalizado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). As ações estão sendo desenvolvidas nos estados do Acre, Pará, Amazonas, Mato Grosso, Rondônia e Roraima.
O evento conta também com a parceria da Energia Sustentável do Brasil (ESBR) e com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Fundação de Amparo ao Desenvolvimento das Ações Científicas e Tecnológicas e a Pesquisa (Fapero), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Consórcio Pesquisa Café, do Instituto Federal de Rondônia (Ifro) e do Banco da Amazônia.