Colunas

Guia AgroRondônia

#Larissa Lessi

O Impacto das Biotecnologias da Reprodução de Bovinos em Fazendas de Corte no Estado de Rondônia

Relato de Caso – Fazenda Nascer do Sol – Santa Luzia Do Oeste / RO.

O Impacto das Biotecnologias da Reprodução de Bovinos em Fazendas de Corte no Estado de Rondônia

Entende -se por “Biotecnologias da Reprodução em Bovinos" toda e qualquer ferramenta para incremento de resultado em Fazendas de Cria, ou seja, adoção de tecnologias com objetivo principal de aumentar da Taxa de Desfrute, maior número de bezerros nascidos e desmamados; e técnicas de melhoramento genético. Várias são as tecnologias, sendo que a IATF (Inseminação Artificial em Tempo Fixo) vem sendo uma das principais ferramentas utilizadas nos últimos anos.

O Brasil destaca-se por ser o país que mais utiliza a IATF no Mundo, bem como, o país que mais produz Embriões, seja ele, à fresco, vitrificado ou DT (Direct Transfer).

“Tanto a IATF como a TETF (Transferência de Embriões em Tempo Fixo) são ferramentas que promovem o melhoramento genético de rebanhos, porém o ganho genético está diretamente relacionado com a escolha ideal da “melhor genética” para cada Fazenda e para cada sistema de produção ”.

Com experiência de 23 anos neste segmento, afirmo que não basta apenas fazer uso das Biotecnologias da Reprodução pois nem sempre o material genético multiplicado, terá resultados satisfatórios. Para isso, completo: Os produtores rurais devem fazer “Planejamento Genético”, com objetivos pré-determinados e bem esclarecidos. Em suma, deve-se planejar qual o objetivo da  Fazenda, seja vender bezerros na desmama, recriá-los e terminá-los, realizando assim, o Ciclo Completo de Produção. E ainda, para o Ciclo Completo, o planejamento da terminação dos animais é vital para a Lucratividade da Fazenda.

Para cada objetivo traçado, deve-se escolher e genética que terá melhor desempenho para tal.

Farei a citação da Fazenda Nascer do Sol, com ciclo completo de produção, localizada no Município de Santa Luzia Do Oeste /RO, de propriedade da Sra. Elga Bergamin Cassol, cuja administração está sob responsabilidade do Sr. Alessandro Cassol Zabott.

Iniciamos os trabalhos de inseminação artificial na Fazenda Nascer do Sol, em 2017. Quando implementada, vários foram os desafios. Foi necessário adequar toda a nossa metodologia com o manejo e realidade da Fazenda, bem como a equipe que desenvolve os trabalhos de campo. Na primeira estação de monta, realizamos IATF em apenas 268 fêmeas, seguida de Repasse com Touro em Monta Natural. As demais fêmeas, seguiram em Monta Natural.

Já na segunda estação de monta, no ano seguinte, todas as fêmeas aptas à Reprodução, receberam pelo menos uma IATF, seguida de Repasse com Touro.

No início da estação de monta 2020/2021, introduzimos a Ressincronização, ou seja, as vacas aptas à Reprodução foram submetidas à duas IATFs, seguida de Monta Natural. Com este incremento, reduzimos a utilização de Touros para o Repasse, e desta forma, diminuímos os investimentos em Touros, bem como, diminuímos a lotação da Fazenda para esta categoria animal. Como a necessidade de Touros para o Repasse da IATF diminuiu, e o valor deste investimento também; utilizamos esta “sobra" para incrementar a genética utilizada, bem como acelerarmos os trabalhos em Novilhas.

Como resposta à toda esta intensificação de inseminações, a Fazenda realizou investimentos estruturais como melhoria da estrutura de curral, remangas, bem como tronco de contenção automatizado. Integração entre a balança e tronco de contenção, foram de suma importância para iniciarmos as devidas coletas de informações necessárias. Logo após, foi adotado sistema de identificação individual dos animais, substituindo as marcações à fogo por brincos e bóttons de identificação, facilitando assim, a correta coleta de dados e informações individuais.

Em meados de 2018, com objetivo de buscar mais informações e conhecimento, participamos do ABS Beef Tour, evento para Produtores Rurais com foco em conhecer Fazendas, Rebanhos, Universidades, Frigoríficos e Genética nos EUA. Visitamos várias fazendas no Estado do Kansas e Nebraska.

Ressalto que deste o início, as coletas de dados da IATF realizadas, já era de forma digital através da utilização do SYNC (Sistema de gerenciamento de IATF), mas perdíamos muitos dados devido à falha na identificação de marca a fogo, números ilegíveis entre outros.

Na estação de monta de 2020/2021, utilizamos touros da Raça Nelore, muito bem avaliados para as características reprodutivas e de habilidade materna com objetivo de fazer reposição de matrizes superiores, bem como fizemos uso do sêmen sexado para tal. Os touros são selecionados através de pelo menos dois Programas de Seleção Genética (ANCP E PMGZ), além das avaliações genômicas. Sempre utilizamos o cruzamento industrial cruzando as matrizes nelore com sêmen de Touros Angus. Estes por usa vez, são selecionados através de provas genéticas com foco nas Características de Terminação, conversão alimentar, peso à desmama, ganho de peso e peso de carcaça. Ou seja, o foco de seleção para este cruzamento são as características de desempenho.

Já nesta estação de monta, continuamos com a utilização de sêmen da Raça Nelore para reposição de fêmeas e introduzimos a Nuera Genetics, para o cruzamento industrial. Esclarecendo melhor, esta genética é específica para terminação intensiva, onde o foco de seleção está no Perfil Genético e não no indivíduo como se faz na Maneira Tradicional. Este produto exclusivo da ABS, é composto por sêmen heterospėrmico de três indivíduos. Com isso, diminuímos a oscilação das taxas de concepção e ganhamos nos animais de Terminação.

Com a introdução intensiva das Biotecnologias da Reprodução, faz-se necessário o aprimoramento no levantamento de dados da Fazenda, digo que é um “caminho sem volta". Quanto mais intensificamos na IATF, mais a Fazenda sente a necessidade de possuir informações robustas de todo o sistema. Por fim, adotamos então, uma nova e mais completa ferramenta de coleta de dados, o Bovisync, programa de gestão completa da Fazenda.

Assim, muito em breve, teremos informações desde a inseminação artificial, nascimento, desmame e terminação dos animais. A coleta individual, ou seja, por animal e não por lote, nos mostra o melhor caminho a ser seguido, bem como a melhor genética a ser utilizada.

A Fazenda Nascer do Sol, atualmente usa a IATF de maneira intensa, porém ainda com Repasse de Touros. Os touros de Repasse utilizados e adquiridos pela Fazenda, obedecem os mesmos critério de seleção como os Touros utilizados na IATF. Touros jovens adquiridos, são destinados ao Repasse de Novilhas principalmente e são adquiridos de plantéis de criadores criteriosos da nossa Região.

Desafiamos as Novilhas precoces, que para tal, são submetidas à Indução de Ciclicidade com progestágenos orais.

Todos seu rebanho é vacinado contra doenças da Reprodução,  além dos incrementos de resultados para os protocolos hormonais, como: dose adicional de prostaglandina e aplicação de Moxidectina no início dos protocolos de IATF.

Ressalto que todas as estratégicas dos protocolos hormonais, que são distintos para cada lote e categoria animal trabalhada, fica a critério do Emerson Alessandro Lessi, mėdico veterinário, proprietário da Serv Sêmen.

No decorrer deste ano de 2022, a Fazenda Nascer do Sol, pretende terminar os animais em Confinamento. No projeto, estima-se que por volta de 400 cabeças serão terminadas desta forma.  Além disso, já se prepara com a alimentação desta categoria, com plantio de milho e ensilagem.

Nossa empresa tem como visão o crescimento e lucratividade das Fazendas assistidas ao longo do tempo, como meta: resultados crescentes a cada ano. O desafio é diário, a capacitação é contínua e a parceria deve ser duradoura, completo.

Por fim, em 2021 a Fazenda Nascer do Sol, de acordo com o Instituto Integra, como Fazenda de Cria; ficou entre as Top 5% MAIS RENTAVEIS entre as Fazendas Analisadas, com Lucro de  R$ 5.250,00/ha e 12,5@ de produção de @ por hectare. Ainda, 160 kgs de bezerros desmamados por vaca exposta e Lotação de 2 UA por hectare na média.

FAZENDA NASCER DO SOL:

• Número de Matrizes: 1435

• Área da Fazenda: 858,2HÁ

• Peso Médio desmama de machos: 215,55KG

• Peso Médio desmama de fêmeas: 206,04KG

• Taxa de lotação por hectare:2UA/MEDIA SAFRA

• Peso Médio de abate: 441,17KG.

Texto produzido por Larissa Lessi, Médica Veterinária formada pela Universidade de Marília, proprietária da empresa Serv Sêmen estabelecida no Município de Cacoal/RO.

Maiores informações: larissa.servsemen@terra.com.br

Telefones: (69) 3441-7074 ou 98114 – 9738.

 

Últimas Notícias

Olá, como posso te ajudar?

Olá, como posso te ajudar?